Vinagre de maçã: 10 benefícios para os cabelos

Na culinária, ele vem se destacando pelo seu sabor agridoce. No entanto, o vinagre de maçã é bem mais do que um tempero para saladas e molhos. Benefícios para a saúde já vêm sendo considerados, tais como a melhora da digestão, equilíbrio do colesterol, manutenção ou perda de peso e redução da glicemia.

Parece bom demais para ser verdade? Mas, não para por aí… O vinagre de maçã pode ser considerado um verdadeiro cosmético natural e melhorar consideravelmente a saúde da sua pele e cabelos, e o mais importante: de uma forma supereconômica.

Confira abaixo 10 benefícios que o vinagre de maçã pode fazer pela saúde dos seus cabelos:

  1. Regula a oleosidade do couro cabeludo

Um cabelo oleoso está quase sempre com um aspecto engordurado e uma textura pesada. Infelizmente esse é um problema que incomoda muitas mulheres. A oleosidade ocorre quando há uma produção anormal de sebo e um desequilíbrio no pH capilar causado por procedimentos químicos como coloração e alisamento, entre outros fatores.

A boa notícia é que o vinagre de maçã contribui para reestabelecer o pH natural dos fios ao seu nível ideal (entre 4,5 e 5,5), além de remover o excesso de oleosidade.

Para obter os benefícios, após a lavagem com xampu basta pulverizar o vinagre de maçã diretamente no couro cabeludo, deixar agir por 2 minutos e enxaguar. O uso de condicionador não é necessário e recomenda-se realizar o procedimento 2 vezes por semana.

  1. Trata e controla a caspa

Caracterizada pela descamação do couro cabeludo, muitas vezes havendo irritação, coceira e até queda de cabelo, a caspa é um fator incômodo não somente na estética como também na saúde, já que é considerada uma doença dermatológica. O ácido acético presente no vinagre de maçã é um importante antimicrobiano e antifúngico, atuando de forma eficaz no combate aos fungos causadores da caspa.

  1. Atua como anti-resíduos

No dia-a-dia com o uso de cremes para pentear, reparadores de ponta, protetores térmicos, desfrisantes ou outros produtos, é comum que resíduos fiquem impregnados nos fios, tornando-os espessos.   Os xampus anti-resíduo comerciais contêm uma concentração de sulfato elevada, o que contribui para o ressecamento capilar.

Uma alternativa menos agressiva seria usar vinagre de maçã, deixando-o durante um tempo mínimo de 3 minutos de permanência nos fios.  Esse tempo é necessário para que o ácido acético consiga atuar na quebra da ligação entre as moléculas dos resíduos, facilitando o processo de lavagem dos fios com xampu e condicionador convencional.

vinagre de maçã

O vinagre de maçã é bom para tratar e controlar a caspa

  1. Vinagre de maçã deixa os cachos mais leves e com vida

Essa é uma dica de ouro para as cacheadas de plantão: vinagre de maçã não pesa nos fios, além de trazer um aspecto de cachos mais hidratados e nutridos. Para isso, aconselha-se realizar reconstrução ácida a cada 15 dias ou uma vez ao mês.

Na reconstrução ácida, recomenda-se proceder à lavagem comum com xampu sem sal, aplicar máscara de reconstrução e condicionador. Após o enxague, retirar o excesso de água levemente com uma toalha e aplicar uma solução de ½ xícara de vinagre de maçã para 3 xícaras de água filtrada, deixando agir por 10 minutos. Após isso basta secar e finalizar.

  1. Potencializa o efeito do condicionador

Assim como o vinagre de maçã é um aliado poderoso para as mulheres de cabelo cacheado, a maleabilidade que ele traz aos fios facilita o desembaraço para qualquer tipo de cabelo.

Recomenda-se adicionar 2 colheres de sopa de vinagre de maçã ao frasco de condicionador. Algumas mulheres, inclusive, substituem o condicionador pelo próprio vinagre de maçã.

  1. Reduz o frizz

Nenhuma mulher gosta de estar impecavelmente arrumada e não conseguir domar aquele frizz indesejável. Infelizmente, o frizz muda completamente o visual esperado, além de passar uma imagem pessoal de descuido.

Quando as cutículas estão abertas, elas têm mais facilidade em absorver a umidade do ar, e com isso os fios ficam arrepiados e nada elegantes. Como o vinagre de maçã atua selando as cutículas, esse problema pode ser atenuado.

  1. Aumenta o brilho natural dos cabelos

Cutículas seladas não só diminuem o frizz, como também deixam o cabelo com muito mais brilho. Isso acontece porque, quando as cutículas estão alinhadas, elas refletem a luz do sol com muito mais facilidade, deixando as suas madeixas radiantes. O vinagre de maçã vai ajudar a realçar os brilhos naturais dos seus cabelos.

  1. Diminui a porosidade dos fios

Geralmente, cabelos submetidos a procedimentos químicos podem apresentar um aspecto poroso e nada elegante. A porosidade nada mais é do que rachaduras na estrutura dos fios, devido à perda de massa capilar.

Além de estarem visivelmente ressecados, alguns cabelos estão com um nível de porosidade tão alto que não conseguem responder aos tratamentos convencionais de hidratação, nutrição e reconstrução. Com a selagem das cutículas, há uma visível melhora na porosidade dos fios e diminuição das rachaduras.

  1. Vinagre de maçã estimula o crescimento dos cabelos

Muitas vezes, a caspa e a oleosidade podem comprometer o crescimento natural dos fios, além de gerar outros aspectos desagradáveis como a queda.

Com as propriedades adstringentes do vinagre de maçã, além de uma limpeza profunda, há um aumento na circulação sanguínea dos folículos capilares, fortalecendo a raiz dos cabelos e favorecendo um crescimento saudável dos fios.

  1. Reduz o aparecimento de pontas duplas

O ressecamento do cabelo além de favorecer o frizz e a porosidade, também facilita o aparecimento de pontas duplas. As pontas duplas podem aparecer tanto em cabelos ‘virgens’, como naqueles submetidos a procedimentos químicos. Fatores como o uso do secador muito próximo aos fios e até mesmo a alta exposição ao sol podem ocasionar esse problema.

Uma dica de ouro é adicionar vinagre de maçã à máscara de hidratação, em igual proporção, e deixar agir por 10 minutos.

Onde encontrar o vinagre de maçã ideal?

O vinagre de maçã encontrado nos supermercados passa por um processo de pasteurização antes de ser embalado e comercializado. Com a pasteurização, há um superaquecimento do produto, o que acarreta perda de grande parte das propriedades.

No entanto, ele continua sendo maravilhoso na culinária. Para obter os benefícios, o vinagre de maçã ideal é o orgânico, geralmente encontrado em lojas de produtos naturais ou até em algumas farmácias de manipulação.

A apresentação do vinagre orgânico não é clara e translúcida como os vinagres convencionais. É comum observar um aspecto turvo e uma película em suspensão, devido a bactérias e enzimas resultantes do processo de fermentação natural da maçã. Este é o tipo de vinagre indicado para procedimentos estéticos caseiros

Caso você não encontre vinagre de maçã orgânico, outra opção também muito válida é o vinagre caseiro.

Leave a Reply

/* */