Spirulina – O que é, benefícios e efeitos colaterais

A Spirulina é uma bactéria, encontrada em alguns lagos de água doce, extremamente rica em vitaminas, antoxidantes e proteínas. Atualmente é amplamente conhecida por seu alto conteúdo nutricional e seu consumo já é antigo, porém sua industrialização é recente, atualmente é considerada um superalimento. Trata-se de um suplemento alimentar rico em proteínas cujo seu consumo é muito apreciado por vegetarianos, praticantes de atividades físicas e por pessoas que buscam emagrecer.

espirulina

Spirulina é uma bactéria pertencente ao grupo Cyanobacteria.

Propriedades

A Spirulina possui um alto nível de proteínas, também possui quantidades significantes de vitamina B12, vitamina B1, vitamina B2, vitamina E, betacaroteno, ferro, ácido gamalinoleico e clorofila. Possui 18 dos 22 aminoácidos conhecidos e mais de 15 minerais, é considerada um superalimento que contém apenas 5% de gordura e de fácil digestão.

Benefícios e Indicações

Com todas as vitaminas e minerais presentes, a Spirulina possui diversos benefícios que tem despertado a curiosidade de muitos. Atualmente, os estudos revelam vários benefícios para a saúde, que incluem:

  1. Emagrecimento

O bom funcionamento do organismo depende das quantidades adequadas de vitaminas e minerais. Quando o organismo não possui quantidades adequadas, você tem a impressão que precisa de mais comida, causando a fome exagerada.

  1. Proteção contra doenças

Os nutrientes são responsáveis pela produção de anticorpos, assim fortalecendo o sistema imunológico, responsável pelo combate de doenças e infecções.

  1. Prevenção ao câncer

Sua grande fonte de antioxidantes oferece proteção contra os danos oxidativos das células. Os danos oxidativos podem ocasionar uma lesão crônica, degenerando algum tipo de câncer.

Suas propriedades anticâncer foram testadas em animais, estudos mostram redução na ocorrência de câncer e redução de tumores (1,2).

  1. Conveniente para os músculos

A spirulina apresenta compostos antioxidantes (compostos fenólicos, tocoferóis, betacaroteno, ficocianina e outros). Essas substâncias ajudam no combate a fadiga muscular, causada pelos exercícios intensos. O alto teor de proteínas presente na spirulina também, faz dela, uma ótima aliada para quem deseja ganhar massa magra, já que este macronutriente é fundamental para reconstrução do tecido muscular.

  1. Ajuda a controlar a glicemia e a lipidemia no diabetes tipo 2

Sua alta concentração de nutrientes funcionais resultou em uma diminuição da glicemia em jejum e níveis de glicemia pós-pradial (depois de uma refeição). Também houve uma redução no nível de HbA1C (exame de sangue que mede o nível médio de glicose durante dois ou três meses) indicando uma melhor regulação da glicemia a logo prazo (3,4).

  1. Controle de alergias

Estudos sugerem que a espirulina é fortemente eficaz no controle de alergias, com sintomas de de secreção nasal, espirros, congestão nasal e coceiras. Nos estudos os voluntários relataram satisfação com os resultados advindos do tratamento (5,6).

Efeitos colaterais

Algumas pessoas podem sofrer efeitos colaterais como dor de cabeça, sudação, náuseas, dificuldade de concentração e rubor facial.

Evite a espirulina em caso de doença autoimune, como a esclerose múltipla, artrite reumatóide ou lúpus, pois poderia estimular seu sistema imunológico, tornando sua condição pior.

Onde comprar e preço

O produto pode ser encontrado em várias lojas de suplementos alimentares. Seu preço, varia de R$ 20,00 a R$ 100,00 dependendo da composição utilizada. Clique aqui para conferir o preço na loja Netshoes.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply