Quitosana: como funciona, benefícios, contraindicações e como tomar

Ela vem se tornando cada vez mais popular e é provável que você tenha chegada neste site para saber mais ela.

Pois bem, você veio ao lugar certo. Neste artigo iremos compilar todas as informações que você precisa saber sobre a quitosana.

O que é

A quitosana é um suplemento alimentar constituído por fibras dietéticas de origem animal, formada a partir da quitina. A quitina é um polissacarídeo extraído de crustáceos e outros animais marinhos, principalmente das cascas de siri, caranguejo e camarões. Junto com a gordura ele forma uma massa não digerível, que é eliminada através do trato digestivo.

Ela é um dos suplementos para emagrecer mais comercializados no Brasil e nos Estados Unidos, principalmente porque sua venda é liberada sem receita médica, o que torna sua aquisição mais fácil.

Como funciona

A quitosana inibe a ação da lípase pancreática, que quebra a gordura dietética que causa a diminuição da absorção da gordura no intestino, não sendo usada pelo organismo.

Ela é utilizada também para redução do peso e, seu efeito, é de bloqueador de gordura. Devido à densidade de cargas positivas de sua estrutura, a quitosana funciona como um imã, atraindo e se ligando aos lipídeos, que são as moléculas de gorduras. Em ambientes ácidos, como o estômago, ela se transforma em uma espécie de “esponja” de gordura. Quando essa “esponja” chega ao intestino é solidificada e é eliminada pelas fezes, sem ser armazenada pelo organismo.

A quitosana é uma fibra insolúvel em água, mas se dissolve em soluções aquosas ácidas, como o ácido do estômago, resultando em uma solução viscosa. Devido a está solução, a quitosana além de inibir a absorção de gordura pode aumentar o volume no trato gastrointestinal, assim aumentando a saciedade. Por este motivo, a tendência é consumir menos alimentos ao longo do dia.

Potes de vários suplementos de quitosana. (Foto: divulgação)

Potes de vários suplementos de quitosana. (Foto: divulgação)


Quer uma indicação de um bom suplemento de quitosana? Basta clicar aqui.

Para que serve quitosana

A quitosana é utilizada, principalmente, para o emagrecimento e a manutenção do peso saudável. Ela está sendo relacionada ao combate do acúmulo de gordura no corpo, na manutenção do nível do colesterol e triglicerídeos. Também inibe o apetite pela formação de um gel no estômago, que ocorre quando a fibra da quitosana entra em contato com as enzimas estomacais.

Benefícios

Além de ajudar na perda de gordura corporal e no emagrecimento, a quitosana também traz outros benefícios à nossa saúde. Entre esses benefícios, podemos citar alguns tais como:

  • Melhora o trânsito intestinal e é bom para a saúde intestinal
  • Melhora a cicatrização da pele
  • Ação antimicrobiana
  • Controla os níveis de colesterol
  • Ação analgésica pós-treino, ajudando a diminuir as dores após treinos intensos

Quitosana emagrece?

A quitosana pode ser uma alternativa simples e fácil para quem deseja eliminar alguns quilos. Ela pode ajudar a emagrecer desde que você tome o suplemento corretamente e associe com uma alimentação saudável e equilibrada. Ela vai te ajudar a perder peso, mas não vai fazer milagres.

Se você quer realmente perder quilos, você tem que adotar um estilo de vida mais saudável ou então não importa quanta quitosana ou qualquer outro emagrecedor você tomar, você não vai ficar mais magro ou magra.

Sinergia com Vitamina C

Um estudo mostrou que, quando tomada junto com vitamina C, a quitosana pode ajudar a emagrecer de modo muito mais evidente. Ambas, sozinhas, tem seus benefícios, mas quando tomadas juntas, elas se tornam muito mais eficientes e ajudam a controlar o aumento de gordura corporal.

Como tomar

A indicação é consumir 2 cápsulas de quitosna por dia, 15 a 20 minutos antes das principais refeições.

Posso tomar junto com outros medicamentos?

A quitosana pode inibir a absorção de suplementos dietéticos lipossolúveis como por exemplo:

  • vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E ,K),
  • carotenoides (beterraba, licopeno, luteína)
  • flavonoides (genistína, isoflavona, quercetina, ipiriflavona)
  • ácidos graxos
  • componentes lipídicos de fitoterápicos
  • fármacos lipofílicos

Portanto, não deve ser tomado, ao mesmo tempo, com esses suplementos dietéticos lipossolúveis ou fármacos lipofílicos.

A quitosana pode se ligar a alguns minerais do corpo, tais como o zinco, impedindo sua absorção. Ela também pode reduzir os níveis de colesterol, ureia e creatinina e aumentar os níveis de hemoglobina em pacientes em hemodiálise.

Contraindicações

Em alguns casos específicos é preciso cautela na hora do consumo deste suplemento. Se você se encaixa numa dos grupos a seguir, NÃO tome quitosana!

  • Pessoas com alergia a crustáceos (camarão, lagosta e frutos do mar);
  • Grávidas e lactantes;
  • Portadores de doença de Crohn e retocolite (devido à má absorção intestinal);
  • Diabéticos;
  • Hipertensos;
  • Pessoas com doenças renais.

Onde comprar

A quitosana pode ser encontrada em farmácias de manipulação ou em loja de suplementos alimentares. Online, você encontra dezenas de suplementos que tem como ingrediente principal a quitosana, como, por exemplo, o Quitoplan. o Kinax, o Womax e o Super Slim X.

suplemento de QUITOSANA + PSYLLIUM com 60 cápsulas

suplemento de QUITOSANA + PSYLLIUM com 60 cápsulas

Preço

O preço de um suplemento de quitosana pode variar entre 40 e 70 reais, dependendo de quantas cápsulas haverá no pote ou a marca. Porém, há outros no mercado que podem custar até 140 reais por caixa! Antes de comprar, verifique se o custo-benefício pode valer a pena gastar tanto num suplemento como esse.

Informações adicionais

Existem alguns suplementos de quitosana que contém outros dois componentes na fórmula: a spirulina e psyllium.

  • Spirulina é uma alga rica em proteínas, vitaminas e minerais. Trata-se de um alimento rico e capaz de expandir-se em contato com a água do corpo, conferindo uma sensação de saciedade e moderação do apetite.
  • Psyllium é constituído principalmente por fibras e mucilagens que absorvem consideravelmente a quantidade de água, aumentando o volume fecal. Por ser indigerível pelo corpo, as fibras do psyllium chegam ao cólon praticamente intactas, aumentando o volume fecal e ativando a motilidade intestinal, devido às suas propriedades. O psyllium auxilia na redução de absorção de gorduras e regula o intestino.
Quer um suplemento de Psyllium + Quitosana? Recomendamos ESSE AQUI.

Então, já escolheu qual a melhor versão deste suplemento? Esperamos ter respondido as principais dúvidas sobre o produto.

/* */