O que são termogênicos

Os termogênicos são suplementos que auxiliam no processo da queima de gordura e ajudam consequentemente na perda de peso. Ao usar, as funções metabólicas do organismo e do corpo são estimuladas. Em geral, os alimentos e substâncias termogênicas também reduzem o apetite.

Como os suplementos termogênicos são substancias estimulantes, algumas das principais funções corporais como a frequência cardíaca é aumentada e acelerada. Quanto mais um indivíduo exerce esforço físico, efetivamente o corpo deseja mais calorias, assim queima as gorduras armazenada.

Os termogênicos literalmente não queimam gorduras sozinhos. O que esses suplementos fazem é aumentar as funções metabólicas dos depósitos de gordura para que seja convertido e usado como fonte de energia.

Os atletas utilizam esse tipo de suplemento para manter o equilíbrio de gordura corporal e músculos, já o resto da população usam com a intenção de perda de peso. É importante destacar, no entanto, que o uso sem orientação adequada pode ser perigoso para a saúde quando são tomados excessivamente.

Os termogênicos aumentam a atividade do sistema nervoso e a frequência cardíaca, aumentando o risco de AVC. Também podem causar dores de cabeça, náuseas e podem elevar a ansiedade. Por isso, essa substância não é indicada sem orientação médica.

Tipos de suplementos termogênicos

Uma das melhores substâncias termogênicas é a Efedrina. A Efedrina é uma droga muito utilizado em medicamentos para emagrecer, pois ela acelera o metabolismo, queimando mais gordura através da termogênese (produção de calor). Porém a substância causa forte dependência e está atualmente proibida no brasil.

Os suplementos naturais e que são considerados seguros são os produtos que contém cafeína, é a única substância de eficácia comprovada. Alguns alimentos termogênicos incluindo o café, cacau e o chá verde geralmente são considerados seguros, pois não causam efeitos colaterais indesejáveis e perigosos. Embora a cafeína seja letal em doses não controladas, a ingestão moderada pode ser benéfica durante o processo de perda de peso.

Outro alimento termogênico é a laranja amarga. A laranja amarga contém um composto chamado Sinefrina. O composto foi comparado com a Efedrina devido sua semelhança em vários efeitos colaterais, porém, embora exista semelhanças entre a Sinefrina e a Efedrina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não emitiu nenhuma proibição para Sinefrina.

Os termogênicos são ferramentas eficazes na perda de peso, porém devem ser tomados com moderação, sob a orientação de médicos. Embora seja ótimo para perder peso e queimar gorduras você não deve arriscar a sua saúde em troca de emagrecimento.

Efeitos colaterais dos termogênicos

Os termogênicos, mesmo os naturais, possuem seus efeitos colaterais e cuidados. Para aqueles que desejam fazer o uso do estimulante é bom ficar atento em seus principais efeitos. Alguns sintomas comuns dos termogênicos são insônia, problemas gastrointestinais, dores de cabeça, tonturas, elevação cardíaca, podendo levar a palpitações e arritmia.

Deixe uma resposta