Garcinia Cambogia: Para que serve? Será que emagrece?

A garcinia cambogia se tornou muito popular nos últimos anos devido aos seus alegados poderes emagrecedores. Mas será que ela é tão poderosa assim? Vale a pena comprar e usar?

Descubra acompanhando a seguir as principais informações a garcinia cambogia: será que é boa mesmo e vai me ajudar a perder peso?

O que é

A garcinia cambogia, também conhecida por garcinia gummi-gutta e tamarindo de Malabar é uma fruta mais ou menos do tamanho de uma laranja, e com o formato parecido com o de uma abóbora moranga. Originária da Indonésia, atualmente ela é muito cultivada nos países do Extremo Oriente, sobretudo na Índia e vem ganhando cada dia mais espaço no Brasil devido aos seus efeitos emagrecedores, em especial como queimador de gordura natural.

Da casca da garcinia cambogia, tem sido feito um extrato e este por sua vez desidratado e vendido em cápsulas como auxiliar no processo de emagrecimento. Estas cápsulas devem ser ingeridas principalmente antes das refeições, trazendo saciedade ao indivíduo que comerá menos, e consequentemente emagrecerá.

Além de auxiliar na perda de peso, a garcinia cambogia traz outros benefícios a saúde tais como, melhoria da digestão, alívio das dores provenientes da artrite e até mesmo cura de úlceras.

para que serve Garcinia Cambogia como tomar beneficios

Um suplemento de Garcinia Cambogia da Potent Organics

Para que serve Garcinia Cambogia

A maioria das pessoas tem buscado utilizar este produto como auxiliar no processo de emagrecimento. Uma vez que as substâncias químicas contidas na garcinia cambogia trazem saciedade, bloqueiam parcialmente a absorção de gorduras pelo organismos e também inibem a transformação dos carboidratos adquiridos através da dieta em gorduras.

No entanto, não é só para isto que serve a garcinia cambogia. Outros benefícios também podem ser obtidos a partir da ingestão da mesma. Pessoas que sofrem de insônia, ou transtorno de humor também podem e devem fazer uso do extrato.

Benefícios

Além de ser considerada um emagrecedor natural, outros benefícios poderão ser obtidos a partir da ingestão da garcinia cambogia. Abaixo, estão listadas as principais delas.

  • O ácido hidroxicítrico presente nesta fruta, possui a função de inibir a enzima que transforma os carboidratos em gordura
  • A ingestão do extrato desta fruta tem o poder de inibir a produção de LDL (mau colesterol), regulando assim a taxa de triglicerídeos
  • Pode ajuda as pessoas que possuem resistência à insulina
  • Regula o humor aumentando os níveis de serotonina
  • Ajuda a melhorar na qualidade do sono
  • É um inibidor de apetite natural
  • Pode auxiliar na saúde do sistema digestivo
  • Alivia dores causadas pela artrite
  • pode ajudar a sarar úlceras

Emagrece mesmo?

A resposta é sim. Estudos tem mostrado que o poder emagrecedor da garcinia cambogia é de duas a três vezes maior que aos dos demais métodos disponíveis no mercado. E o melhor de tudo, é que isto se dá de uma maneira totalmente natural. E quando se diz que é natural, é porque este produto não afetará o sistema nervoso central, como os demais. Além disso os efeitos colaterais provenientes da utilização são bem poucos e em muitas pessoas inexistentes.

Os resultados serão ainda melhores se junto com a ingestão do extrato de garcinia cambogia, você adotar uma dieta balanceada, e realizar algum tipo de atividade física aeróbica ao menos três vezes na semana.

Como funciona

O principal atributo da garcinia cambogia que faz com que as pessoas a utilizem no processo de emagrecimento é a inibição do apetite. Ingerindo o extrato seco desta fruta, a pessoa passa a ter maior saciedade e com isso, comerá menos, consequente emagrecerá.

Esta saciedade ocorre porque, o extrato da planta ingerido fará com que os tecidos orgânicos permaneçam com a quantidade ideal de glicogênio (forma de açúcar armazenado no organismo, sobretudo nos músculos e no fígado). Com isso, o organismo não sentirá a necessidade de ingerir mais açúcar, uma vez que já está com a quantidade máxima requerida.

Além da saciedade, a garcinia cambogia traz outros benefícios a quem deseja emagrecer. Neste caso, o benefício ocorre devido a uma substância presente na mesma, denominada ácido hidroxicítrico (HCA). Este ácido atua de duas maneiras, são elas:

  1. Ele inibe a conversão do carboidrato ingerido em gordura, que posteriormente seria convertido em tecido adiposo;
  2. Ele faz com que o organismo utilize como fonte de energia os carboidratos ingeridos através da alimentação. Isto fará com que a pessoa sinta menos fome do que o normal.

Como tomar garcinia cambogia

O extrato da garcinia cambogia é comercializado em cápsulas, geralmente contendo 500 mg cada.

Para obter os resultados desejados a pessoa deverá ingerir ao menos 3 cápsulas ao dia, meia hora antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Deve-se tomar o cuidado de tomar as cápsulas com o estômago vazio.

A quantidade de extrato ingerida irá depender do quanto se precisa emagrecer. Para aqueles que precisam emagrecer mais de 10 quilos, sugere-se aumentar a ingestão para 6 cápsulas ao dia. Isto para obter resultados mais rápidos. Esta é a quantidade máxima de segurança, 3.000 mg de extrato ao dia.

Efeitos colaterais

Por ser um produto natural, os efeitos colaterais de se usar a garcinia cambogia são bem leves. Apenas pessoas que exageram no consumo de garcinia cambogia podem sofrer com algum efeito colateral.

Os efeitos colaterais que mais comuns relatados por pessoas que tomaram garcinia cambogia foram:

  • Dores de cabeça
  • Alterações estomacais
  • Diarreia
  • Erupções na pele
  • Náuseas e vômito
  • Febre
  • Anorexia
  • Boca seca

Vale ressaltar também que estes efeitos também variam de acordo com a marca do produto obtida.

Suspenda a ingestão de garcinia cambogia e procure um médico caso ocorra o surgimento de efeitos colaterais diferentes e mais severos do que os listados acima. Lembre-se sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Contraindicações

Tomar garcinia cambogia é contraindicado para os seguintes casos:

  • mulheres grávidas;
  • lactantes;
  • crianças;
  • pessoais que tomam antidepressivos;
  • diabéticos.

Considerações finais

Vale ressaltar que apesar de algumas pesquisas mostrarem que a garcinia cambogia funciona como um emagrecedor natural, no processo de emagrecimento a partir da redução da gordura corporal, juntamente com a utilização desta procure adotar uma dieta saudável. Busque consumir o mínimo possível de alimentos processados, e tente realizar algum tipo de atividade física ao menos três vezes na semana.

Isto é importante porque se você não mudar seus hábitos alimentares, poderá emagrecer com o auxílio do extrato de garcinia cambogia. Entretanto, quando você parar de tomar, ganhará todo o peso perdido em pouco tempo.

Então, o ideal como dito acima, é fazer uma reeducação alimentar e adotar uma vida mais saudável. Você pode e deve fazer uso de um suplemento de garcinia cambogia, mas apenas como um auxiliar no processo de emagrecimento. Sozinha ela não vai ser capaz de fazer você perder peso.

Leave a Reply

/* */