Dextrose: o que é, para que serve e como tomar esse suplemento

A dextrose se apresenta como um dos suplementos mais utilizados pelos praticantes de musculação e exercícios aeróbicos. Ideal para melhorar a performance durante o exercício, a dextrose é uma fonte de energia rápida e de fácil assimilação pelo organismo. Se for consumida de maneira correta, o suplemento oferece múltiplos benefícios para quem busca o aumento da massa muscular.

Pronto pra considerar o quão perfeita a dextrose é para o seu regime de suplementação? Leia esse artigo para descobrir como o suplemento dextrose pode te ajudar a ganhar músculos mais rapidamente.

O que é dextrose

A dextrose é um carboidrato simples que tem uma estrutura molecular muito pequena, facilitando a sua digestão e proporcionando uma rápida absorção pelo organismo. A dextrose (que também pode ser conhecida como glicose) deriva da conversão enzimática do amido de milho. Dessa forma, leva a um aumento na taxa de glicose presente no sangue em poucos minutos.

Por isso, a dextrose é usada quando é preciso de uma fonte de energia imediata. Por possuir um índice glicêmico muito alto (cerca de 110), o resultado será um pico de insulina também será alto. Assim, quanto maior for o pico de insulina, maior será o transporte de proteínas, aminoácidos e outros nutrientes.

Dextrox Carbo Ignition

Dextrox Carbo Ignition, da Body Action

Para que serve

A função principal da dextrose é oferecer energia para o nosso organismo! Há dois momentos do nosso dia no qual nosso corpo precisa de muita energia: ao acordar e no pós-treino. Nesses dois momentos ocorre o catabolismo, ou seja, se inicia a degradação da fibra muscular (utilizando a proteína como fonte de energia).

É nesse momento que a suplementação deve ser feita. Quando há a disponibilidade de carboidratos para fornecer a energia requisitada, o organismo não precisará usar a proteína. Os carboidratos se tornam a primeira opção pois são mais fáceis de serem quebrados e metabolizados.

Dessa maneira, a proteína fica livre para trabalhar na reparação da fibra muscular que sofreu desgaste pela musculação. E assim, a dextrose auxilia no ganho de massa muscular.

Engorda?

Muitos praticantes de musculação evitam o uso do suplemento por acreditar que engorda. O que acontece, na verdade, é que a dextrose aumenta as taxas de glicose e insulina do organismo (por ser um carboidrato). Isso pode levar ao acúmulo de gordura se você não tivesse treinado antes. Ao finalizar um intenso treino de musculação, seu metabolismo estará necessitando de energia para repor o estoque perdido durante a prática dos exercícios.

Ingerir dextrose ao final do treino não irá levar ao acúmulo de gordura, visto que a energia será utilizada repondo o glicogênio muscular e para iniciar o processo de regeneração dos músculos. Porém, a quantidade de calorias que são consumidas ao longo do dia precisa ser levadas em consideração. Dito isso, deve-se utilizar o produto na suplementação pós-treino e controlar o que é consumido durante o dia (evitando ingerir mais calorias que a quantidade gasta pelo corpo com o metabolismo) é o ideal.

Como tomar dextrose

A melhor pessoa para indicar a quantidade ideal a ser ingerida por você é seu médico nutrólogo ou seu nutricionista. Porém, normalmente a orientação é consumir cerca de 30 gramas de dextrose (contém cerca de 120 calorias). É essencial incluir o suplemento na contagem das calorias diárias ingeridas, além de incluir na conta percentual de carboidratos que podem ser consumidos. Recomenda-se a ingestão de 55 a 60% da alimentação diária dos praticantes de exercícios físicos.

No caso dos praticantes de musculação, é recomendado que ela seja consumida após o treino, junto com uma fonte de carboidrato. Dessa forma, a dextrose irá repor a glicose do músculo e também favorecerá a entrada de proteínas. Para aqueles que preferem treinos aeróbicos, a orientação é que seja consumida antes ou durante os exercícios, como forma de “entregar” energia para a realização da atividade.

A dextrose é vendida em pó e deve ser diluído em água para o consumo. Não é recomendada a sua ingestão nos dias em que não há atividades físicas.

Qual tomar: maltodextrina ou dextrose?

Uma dúvida comum entre os que praticam exercícios físicos e gostariam de investir na suplementação com dextrose, é a diferença entre ela e a maltodextrina.

A maltodextrina é um carboidrato complexo e, assim, é absorvida gradativamente pelo organismo. Os carboidratos presentes na malto serão metabolizados de uma maneira mais lenta no corpo, contribuindo para o aumento de insulina na corrente sanguínea.

Assim como a dextrose, a maltodextrina é responsável por elevar o índice de glicose presente nas células, evitando o catabolismo muscular. Além de ajudar a retardar a fadiga muscular, ela também pode melhorar o desempenho físico.

O consumo de maltodextrina é indicado para aqueles que praticam atividades físicas intensa, por fornecer energia suficiente para que o exercício seja aproveitado ao máximo. Pode ser consumida antes e durante o exercício.

A dextrose, diferente da maltodextrina, é um carboidrato simples que apresenta uma estrutura molecular pequena, tornando a sua absorção mais rápida. Em poucos minutos, a dextrose é capaz de fornecer energia para seu corpo. Com um alto índice glicêmico, o pico de insulina produzido por esse suplemento será rápido. Assim, o transporte de proteínas, glutamina, aminoácidos e outros nutrientes, para as células, será mais rápido e irá favorecer a recuperação muscular.

Seu consumo é orientado a ser feito após os exercícios, influenciado pela sua rápida absorção. Evitando, assim, que o organismo utilize as proteínas como fonte de energia, após o treino.

maltodextrina dextrose preço

Pacote de Maltodextrina + Dextrose no Netshoes (link) sai por menos de 20 reais.

Quanto custa

Essa é uma pergunta que não possuí uma resposta concreta, pois é diretamente moldado pelo mercado. O comércio brasileiro é muito variável, existindo aqui no país diversas empresas que fabricam e comercializam esse tipo de suplemento.

Assim, é possível encontrar embalagens contendo 1kg com valores a partir de R$ 15, chegando a um valor de R$ 40. Esse valor pode ser influenciado pelo fabricante e pela loja em que a dextrose estiver sendo vendido.

/* */